Anúncios

O que é a Caseína?
A caseína é a principal proteína presente no leite e é considerada anticatabólica devido a sua digestão lenta.

Qual a diferença entre a Caseína e o Whey Protein?
A caseína é uma proteína encontrada no leite, já o whey protein corresponde à fração proteica presente no soro do leite. A principal diferença entre as duas está no tempo de assimilação pelo organismo. O whey protein é considerado uma proteína de absorção rápida e, por isso, ele aumenta a velocidade de síntese de proteínas, favorecendo o anabolismo muscular. A digestão da caseína é mais lenta e tem um efeito modesto sobre o anabolismo. Por outro lado, a caseína atua inibindo a degradação de proteínas.

Quando devo optar por uma ou por outra?
Basicamente, o whey protein é considerado uma proteína anabólica e a caseína uma proteína anticatabólica. Dessa forma, a caseína é mais utilizada quando as refeições são mais espaçadas, pois mantém por mais tempo o nível elevado de aminoácidos no sangue. Sua ingestão é aconselhada no final da tarde ou à noite, já que durante esse período, inclusive o noturno, o corpo passará um longo período sem receber qualquer tipo de alimentação. O whey protein tem uma ação mais imediata, favorece o desenvolvimento muscular e, por isso, seu uso é recomendado ao acordar e/ou logo após o treinamento.

Quais são os resultados da suplementação com Caseína?
A caseína é a principal proteína utilizada para a manutenção da massa muscular. O resultado vai depender muito do tipo de alimentação e treinamentos que serão desenvolvidos pelo indivíduo, porém a caseína diminuíra a perda muscular decorrente de longos períodos sem devida alimentação.

É possível usar a Caseína para emagrecer?
A caseína não é utilizada exclusivamente com esse propósito. Como já citado anteriormente, seu principal papel diz respeito à manutenção da massa magra, portanto o seu uso isolado não expressará qualquer tipo de resultado significativo no processo de perda de peso. Além do mais, o processo de emagrecimento tem outras variáveis que envolvem a alimentação e atividades desenvolvidas pelo indivíduo em questão. Não seria o uso exclusivo e único da caseína um fator determinante para a perda de peso. No entanto, a mesma pode ser em alguns casos utilizada para promover maior saciedade.

Por que a Caseína ajuda no ganho de massa muscular?
A caseína é uma proteína anticatabólica que tem por principal função a manutenção da massa muscular. Ela até pode ser utilizada para o ganho de massa muscular, mas não haveria um resultado tão expressivo devido a sua baixa velocidade de absorção. Nesse caso, se o propósito for de aumentar a massa magra, o mais ideal é fazer o uso do whey protein, porém nada impede que seja feito o uso combinado de ambos os compostos. Desse modo, o whey protein poderia ser utilizado no pós-treino e a caseína antes de dormir, com intuito de aumentar o desenvolvimento muscular e manter a massa magra adquirida, respectivamente.

Existe uma quantidade ideal para tomar de Caseína?
Quando falamos de quantidades ideais temos que partir do princípio que cada indivíduo possui uma necessidade diferente de outro e exerce, também, atividades diferentes. Logo, uma quantidade ideal para uma determinada pessoa não será necessariamente a mesma quantidade que outra precisaria. Lembrando que indivíduos em treinamentos específicos ou em acompanhamento nutricional podem ter recomendações diferentes.

Além da estética, a Caseína pode melhorar a saúde das pessoas?
Bom, além do benefício já citado a caseína micelar ainda é uma excelente fonte de cálcio e fósforo. O cálcio é extremamente importante para a manutenção de diversos processos metabólicos, inclusive para a coagulação sanguínea e contração muscular. E o fósforo, dentre outras funções, funciona como tampão no organismo.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: