Anúncios

Cálcio: a quantidade certa para você!

Um Mineral essencial para a formação de ossos e dentes, especialmente durante a adolescência.

Pare um pouquinho e pense sobre sua dieta: será que você consome a quantidade de cálcio que seu corpo precisa? Pode ser um pouco difícil responder, pois muitas vezes nem sabemos o quanto temos de consumir. Mas os médicos têm feito um alerta: muitos jovens precisam aumentar a quantidade de cálcio em sua alimentação.

Por exemplo, um estudo realizado com 100 adolescentes em maio de 2007, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, mostrou que somente quatro deles consumiam doses corretas do mineral e que a maioria pulava o café da manhã.

E é justamente nesta refeição que suas principais fontes de cálcio costumam estar presentes (leite, iogurte, queijo, requeijão, cream cheese, coalhada, etc.). Isso mesmo: o leite e seus derivados são as melhores fontes de cálcio.

Mas não é apenas nos laticínios que encontramos o cálcio. Ele está disponível também nos vegetais verde-escuros (couve manteiga, brócolis), nos feijões, na lentilha, no tofu (queijo de soja), mas em menores quantidades.

Para ajudar você a entender melhor como equilibrar sua dieta e consumir a quantidade de cálcio que seu corpo precisa, o Guia Alimentar do Ministério da Saúde dá esta dica: consuma diariamente, no mínimo, três porções de alimentos do grupo do leite e seus derivados.

E como saber o que é uma porção? Aqui vão alguns exemplos: um copo de leite integral ou um copo de iogurte natural ou 1 e ½ colher de sopa de requeijão equivalem a uma porção de alimentos do grupo do leite. Viu como não é tão complicado?

É sempre importante lembrar, o quanto é importante a opinião de um Nutricionista. Procure o seu!

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: