BRÓCOLIS… tudo de bom!!!

Os brócolis fazem parte da família das crucíferas (couve-flor, couve-de-bruxelas, etc). São originários da Itália e estão disponíveis durante todo o ano, sendo cultivados em ambientes com baixas temperaturas. Os brócolis têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos.

São ainda uma excelente fonte de vitamina C, têm betacaroteno em quantidade razoável (que o corpo transforma em vitamina A), são ricos em ácido fólico, ferro, cálcio e potássio.
Além disso, os brócolis são ricos num fitonutriente protetor denominado sulforafano.

Por que comer brócolis?
O sulforafano presente nos brócolis e nos seus brotos, é um fitonutriente com ação anti-cancerígena, que potencializa a ação de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cancerígenas, como o câncer do cólon e do estômago. Esta substância parece ser mais eficaz que a ação de vários antibióticos na luta contra a bactéria que causa a úlcera péptica. Além disso, os carotenos, a vitamina C e os folatos ajudam também a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.

Os brócolis são benéficos para a saúde óssea, visto terem quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. Além disso, a vitamina C presente nos brócolos ajuda na formação do tecido conjuntivo que une os ossos. O consumo de brócolis está fortemente associado à diminuição do risco de vir a sofrer doenças coronárias após a menopausa.

Fonte: Diário de Nutricionista,
Nutrene.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta