Anúncios

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA NA SAÚDE CARDÍACA

Se você é vegetariano ou não come peixe, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gorduras ômega-3. Elas são uma rica fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 principalmente à base de plantas ( 2 ).

ALA é um dos dois ácidos graxos essenciais que você deve obter através da alimentação que ingere, pois seu corpo não os produz.

Estudos em animais mostraram que o ALA nas sementes de linhaça impediu que o colesterol fosse depositado nos vasos sangüíneos do coração, reduzisse a inflamação nas artérias e reduzisse o crescimento do tumor ( 3 , 4 , 5 ).

Um estudo da Costa Rica envolvendo 3.638 pessoas descobriu que aqueles que comiam mais ALA tinham um risco menor de ataque cardíaco do que aqueles que consumiam menos ALA ( 6 ).

Além disso, uma grande revisão de 27 estudos envolvendo mais de 250.000 pessoas descobriu que o ALA estava associado a um risco 14% menor de doença cardíaca ( 7 ).

Numerosos estudos também ligaram o ALA a um menor risco de acidente vascular cerebral ( 89 , 10 ).

Além disso, uma revisão recente de dados observacionais concluiu que o ALA tinha benefícios para a saúde cardíaca comparáveis ​​ao ácido eicosapentaenóico (EPA) e ao ácido docosahexaenóico (DHA) , duas das gorduras ômega-3 mais conhecidas ( 11 ).

Em UBERLÂNDIA/MG agende sua consulta comigo ligando nos telefones (34) 3255-1237 / 3231-8655 – Me chamo Vinícius Graton, sou Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: