AS AMÉRICAS LIVRES DE GORDURAS TRANS

Autoridades de saúde pública da América Latina, representantes da indústria de alimentos de vários países e de óleos vegetais comestíveis, convocados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e apoiados pelo Ministério da Saúde do Brasil, se reuniram na cidade do Rio de Janeiro nos dias 08 e 09 de junho de 2008, com o objetivo de identificar alternativa para potenciais barreiras às mudanças tecnológicas e definição dos próximos passos para acelerar o processo de eliminação das gorduras trans no mercado.

O tema teve origem nas recomendações da reunião de Washington, que ocorreu nos dias 26 e 27 de abril deste ano, que incluem medidas como: o aumento da informação da população sobre o risco do consumo de gordura trans; a adequação do processo tecnológico de alimentos; a produção de óleos vegetais com maior teor de acido oléico; as estratégias para redução de uso de gorduras trans em restaurantes e fast foods; e a implantação da rotulagem obrigatória em todos os países da América Latina.

Houve a aprovação de uma Declaração que será endossada por todos os participantes e que representa o compromisso dos países em adotar, dentre outras recomendações: que o processo de substituição se dê nos alimentos processados com presença não maior do que 2% do total de gorduras em óleos e margarinas e não maior do que 5% do total de gorduras; que sejam aprovados incentivos fiscais para a produção agrícola e comercialização de substitutos; e que se discuta o tema de publicidade de alimentos dirigida para crianças e adolescentes.

A CGPAN está presente desde o início das discussões internacionais e é parte fundamental no auxílio a estruturação de ações que serão adotadas no país. Para maiores informações, favor consultar as seguintes páginas eletrônicas www.paho.org ou www.dpaslac.org

Clique aqui e conheça também o conteúdo da Declaração do Rio de Janeiro.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta