ANTICONCEPCIONAIS ORAIS E SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

O médico endocrinologista, Evanthia Diamanti-Kandarakis,PHD, professor de Endocrinologia e Metabologia e Chefe do Terceiro Departamento da Escola de Medicina Interna de Atenas (uma das maiores autoridades em síndrome dos ovários policísticos -SOP no mundo) tem uma opinião diferente sobre o uso dos anticoncepcionais orais para tratamento da SOP … De acordo com Diamanti-Kandarakis et al (2003), os anticoncepcionais orais hormonais podem:

🔴 Piorar a resistência à insulina;
🔴 Aumentar o risco de diabetes mellitus tipo 2 por induzir a intolerância à glicose;
🔴 Elevar os níveis de triglicérides e risco cardiovascular devido às ações sobre a coagulabilidade sanguínea e reatividade vascular.

Só lembrado que a SOP:
🚨 Possui como principal fator fisiopatológico a insulina alterada!! Tudo que venha a aumentá-la pode contribuir para o desencadeamento de SOP.
🚨 Está associada a doenças cardiovasculares, Síndrome metabólica, Diabetes mellitus, reatividade vascular, maiores chances de abortamentos, etc. Será que não estará na hora de investir em outra forma de tratar a SOP e deixar os anticoncepcionais um pouco de lado? Será que todo médico é obrigado sempre a seguir as recomendações de um grupo de profissionais (ou determinada sociedade médica) ou ele tem o direito de usar evidências científicas para discordar? Você prefere ser conformista e fazer algo somente porque a maioria faz, mesmo que você não concorde, ou melhor ainda, tenha indícios de que não seja o melhor para seu paciente?

Que tal investir menos em medidas hormonais sintéticas como anticoncepcionais hormonais e mais em medidas como:

🔵 medidas não hormonais de reequilíbrio dos níveis de insulina como metiformina, ácido alfa-lipoico, Inositol, N-acetilcisteína (NAC);
🔵 Reeducação alimentar e uso de suplementos naturais bem conduzidos;
🔵 Exercício físico personalizado;
🔵 Gerenciamento do estresse;
🔵 Reequilíbrio hormonal bem conduzido por profissional habilitado.

12331373_169415586744640_1367930127_n

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: