Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Anemia em Atletas

Saúde & Performance – Fisiologia

A expressão “anemia causada pela prática esportiva” é usada para descrever um possível efeito do treinamento na diminuição de hemoglobina a níveis próximos da anemia clínica (12 g/ dl para mulheres e 13 g/dl para homens), com maior incidência entre atletas de prova de resistência.

A hemoglobina do sangue combinada com ferro é responsável pelo transporte de oxigênio às células, permitindo a liberação de energia para o exercício. A perda de ferro diminui as reservas desse mineral, prejudicando a síntese de novas hemácias.

Estudos demonstram a perda de sangue entre atletas, pelo balanço negativo de ferro no organismo, pode ser causado pela hemólise (destruição de hemácias); pelo traumatismo mecânico, nas atividades em que o indivíduo sustenta o peso do corpo sob pancadas dos pés na superfície do solo; perda de ferro pelo suor; e aumento do volume plasmático, causando aparente queda dos níveis de hemoglobina. Além disso, o ganho de massa muscular aumenta a necessidade de ferro (esgotando as reservas) e podem ocorrer sangramentos gastrointestinais em corridas de longa distância. Em corredores, tem sido sugerida também uma menor absorção de ferro quando comparada a da população em geral, especialmente quando esse ferro é não-heme e está acompanhado de uma dieta rica em fibras (que podem prejudicar a absorção de ferro), o que pode explicar também a maior carência de ferro entre atletas vegetarianos.

Uma dieta rica em carnes auxilia o combate a essa situação de anemia, sendo necessária, em alguns casos, a suplementação.

Referências Bibliográficas

Katch FI, McArdle WD. Nutriçao, execício e saúde. 4a edição. São Paulo; MEDSI, 1996.

Ghorayeb N, Barros T. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica – aspectos especiais e preventivos. São Paulo; Atheneu, 1999.

fonte: rgnutri

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: