Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Alimentos termogênicos

Eliminar as gordurinhas por meio da lei do menor esforço. É esse o anseio de qualquer pessoa que não agüenta mais ter aqueles quilos extras e sofre constantemente para ficar com o corpo perfeito. E melhor que dizer adeus à gordura rapidamente, é acabar com ela sem “fechar a boca” de maneira radical. Pode parecer contraditório, mas comer queima caloria. Porém, é claro, que há alimentos específicos que exercem essa função no organismo. São os chamados alimentos termogênicos.

De acordo com a nutricionista Erica Lopes, esses alimentos possuem um efeito térmico ou termogênese que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.

” O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína do que após a ingestão de gordura”, diz. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.

A especialista ressalta que os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Quando os alimentos possuem condimentos, esse efeito é prolongado ainda mais, fazendo com que mais calorias sejam queimadas. ” As refeições com adição de pimenta e mostarda aumentam a taxa metabólica significativamente. O frio e a cafeína também estimulam o efeito térmico do alimento”, explica.

Entre os principais termogênicos estão:

Pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.

Erica diz ainda que, “num plano alimentar bem elaborado e supervisionado por um nutricionista, esses alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia”. Mas a quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional.

A profissional alerta também que deixar de comer outros alimentos para ingerir apenas termogênicos não é uma boa idéia. “A alimentação deverá ser bem balanceada, pois somente o consumo desses alimentos levaria a uma deficiência importante de nutrientes”, completa.

FT: Minha Vida

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: