Adolescência: características do consumo alimentar

Durante a adolescência a alimentação sofre diversas influências, tanto da mídia, colegas e da sociedade em geral. Os hábitos alimentares durante essa fase geralmente não são ideais e assim não atendem as necessidades nutricionais.

A alimentação durante a adolescência é objeto de estudo em diversas pesquisas, uma vez que esse grupo etário apresenta considerável incidência de problemas relacionados ao peso, desde a anorexia, bulimia quanto o sobrepeso e obesidade.

Pesquisa recente sobre preferência em consumo alimentar de adolescentes identificou que os alimentos que o grupo em estudo mais gostava eram carnes vermelhas, enquanto os que menos gostavam eram vegetais e peixes.

Trabalho recente avaliou algumas características do estilo de vida de adolescentes com consumo de alimentos como alimentos calóricos e com baixo valor calórico, mostrando relação entre menor consumo desses alimentos na presença do hábito tabagista.

Os resultados indicam que as preferências e consumo alimentar dos adolescentes não são saudáveis. Além disso, a presença do tabagismo, além de influenciar a ingestão de alimentos, prejudica a saúde. Orientações nutricionais e informações que visem a melhora na qualidade de vida são necessárias e deveriam ser vinculadas aos veículos de informação, os quais possuem grande influência sobre os adolescentes.

Fontes:

Gary S. Goldfield, Andrew Lumb. Smoking, dietary restraint, gender, and the relative reinforcing value of snack food in a large university sample. Appetite; 50 (2-3): 278-289, March-May, 2008.

Eduardo Iglesias-Gutiérrez, et AL. Food preferences do not influence adolescent high-level athletes’ dietary intake. Appetite; 50 (2-3): 536-543, March-May, 2008.

Nutrição e Pediatria – 12/01/2009

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: