Acompanhamento Nutricional Gestacional

IMG_6997
Dr. Vinícius Graton é Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica.

A alimentação no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É através do cordão umbilical que esse pequeno ser recebe seus nutrientes, provenientes do sangue de sua mãe. Entretanto, se a gestante não mantém uma alimentação equilibrada, consequentemente a oferta de nutrientes ao bebê não será adequada.

*FERRO: É um mineral fundamental para o desenvolvimento físico e mental do feto, da capacidade cognitiva, aprendizagem, concentração e memorização. Sua suplementação deve ser iniciada na 16ª semana de gravidez e mantida até o puerpério.

*ÁCIDO FÓLICO: Nutriente fundamental, principalmente, para o desenvolvimento do tubo neural do feto. Sua suplementação deve ser iniciada ainda antes do início da gravidez e mantida até a 8ª semana de gestação.

A Avaliação Nutricional precoce é de suma importância. Os cuidados com a saúde ainda antes da concepção do feto contribuem para que o organismo materno esteja apto a receber a criança. Portanto, para você que está pensando em engravidar, procure um Nutricionista. 

Tenha ao seu lado um profissional habilitado para a prescrição dietética em todos os períodos da vida, mas principalmente, no período gestacional, pois os cuidados com a alimentação são para a mãe e seu bebê, concomitantemente!

Durante seu acompanhamento, Iremos tratar em consultório sobre alguns possíveis desvios ponderais que podem ocorrer como aumento exagerado de peso, anemia, ou até mesmo ganho de peso; Promover atividades que visem a melhora no estado nutricional; Orientar sobre hábitos de vida adequados; Acompanhar o crescimento e vitalidade fetal; além claro, de preparar a gestante para o parto e para a lactação.

Dicas de alimentação na gravidez:
• Deve-se beber líquidos constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia. Isto ajuda a combater os inchaços muito comuns na gravidez;
• Deve-se consumir pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
• Deve-se fracionar as refeições em cinco ou seis vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigar devagar.
• Deve-se consumir alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.
• Evitar o consumo de adoçantes durante a gravidez, exceto quando prescrito por nutricionista ou médico.

Agende seu acompanhamento gestacional com Dr. Vinícius Graton – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica – Uberlândia/MG – Ligue Clínica Renova (34) 3255-1237 ou 3231-8655 – Rua Bernardo Guimarães 417 – Bairro Fundinho.

ABRIL 2014 - ALIMENTAÇÃO_01Ganho-de-Peso (1)alimentacao-copiar


Gestação-semana-a-semana-1

nutrição na gestação

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: