A importância da educação nutricional

A educação nutricional é uma das ferramentas da área da nutrição, que pode ser utilizada com o objetivo de estabelecer bons hábitos alimentares. Para seu sucesso, é importante que seja realizado um diagnóstico nutricional da população para a qual a orientação se destina, utilizando informações claras e pertinentes ao assunto a ser abordado.

Sendo assim, diversas pesquisas são realizadas com o objetivo de buscar as melhores condutas em relação aos cuidados alimentares e de saúde. Assim como estudo recente, o qual abordou o tratamento de diabetes através de intervenção por sessões de educação sobre cuidados e tratamentos. Os resultados evidenciaram a melhora dos índices glicêmicos, do perfil lipídico e melhora do estado nutricional.

Outro estudo obteve como objetivo comprovar estratégias de aprendizagem que ajudam a melhorar os conhecimentos nutricionais em enfermeiras e auxiliares. O trabalho foi desenvolvido em grupo de profissionais que cuidavam de idosos, os quais possuem necessidades nutricionais especiais. Foram aplicados testes de conhecimentos gerais e sobre nutrição em geriatria antes e depois de serem aplicadas sessões de educação nutricional. Os resultados demonstram claramente a melhora do conhecimento de nutrição em geriatria.

Os trabalhos citados mostram que quando a educação nutricional é aplicada de forma adequada, abordando de forma efetiva os assuntos de interesse da população em estudo, promove melhora dos conhecimentos nutricionais, os quais proporcionam benefícios na saúde e qualidade de vida.

Fontes:

Ma Y; Olendzki BC; Merriam PA; Chiriboga DE; Culver AL; Li W; Hebert JR; Ockene IS; Griffith JA; Pagoto SL. A randomized clinical trial comparing low-glycemic index versus ADA dietary education among individuals with type 2 diabetes. Nutrition; 24(1): 45-56, 2008 Jan.

Arroyo, Marta; Rocandio, Ana María; Ansotegui, Laura; Pascual, Estíbaliz; Martínez de la Pera, Concepción. Cooperative learning strategies to teach nutrition to geriatric nursing staff. Arch Latinoam Nutr; 58(1): 27-32, mar. 2008.


Promoção:

Livro Guia Prático de Terapia Nutricional: Manual de Boas Práticas

Descrição: Guia Básico de Terapia Nutricional ? Manual de Boas Práticas é criação da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP. A equipe está composta de médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos. Como se sabe, a terapia nutricional diz respeito ao uso de nutrição em condições especiais, sendo a nutrição enteral ministrada por acesso ao trato gastrintestinal, e a parenteral pela infusão por veia central ou periférica. A oferta de terapia nutricional é prática multiprofissional exercida em grande parte dos pacientes hospitalizados. O presente trabalho engloba (4) Seções e (51) Procedimentos, encontrando-se integralmente atualizado em face da nova legislação. O que, por sinal, o torna de grande utilidade e importância prática.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta