A exposição ao sol contribui para a prevenção da osteoporose?

Sim. A exposição solar contribui para a prevenção de osteoporose estimulando a produção de vitamina D na pele, que participa do metabolismo do cálcio, responsável pela saúde óssea. Alguns fatores podem reduzir a síntese epidérmica dessa vitamina, como a exposição através de vidro, presença de bloqueadores solares, latitudes extremas e indivíduos com pele mais pigmentada. Na população de idosos a síntese também é menor pelo fato de permanecerem mais tempo em ambientes fechados e de utilizarem roupas mais pesadas quando estão fora de casa.

Além da síntese por exposição solar, a vitamina D pode ser obtida pela ingestão de alimentos como fígado, leite, óleo de peixe, sardinha, atum e salmão, por meio de suplementação multivitamínica ou alimentos fortificados.

A osteoporose é um distúrbio caracterizado pela diminuição da densidade óssea, que leva a aumento da fragilidade esquelética e maior risco de fraturas. Por isso, a prevenção da osteoporose visa à redução de fraturas. Assim, faz-se necessário o conhecimento por parte dos profissionais de saúde dos fatores de risco da doença, como idade avançada (em conseqüência da maior perda óssea), sexo (mulheres são mais suscetíveis que homens) e raça (brancos e asiáticos têm maior risco que negros). Alguns fatores ambientais também podem contribuir para a redução da massa óssea, como hábitos nutricionais, sedentarismo e tabagismo, além de doenças e uso de drogas.

Bibliografia (s)

Bischoff-Ferrari HA, Sawson-Hughes B, Willett WC, et al. Effect of vitamin D on falls: a meta-analysis. JAMA. 2004;291(16):1999-2006.

Costa-Paiva L, Horovitz AP, Santos AO, Fonsechi-Carvasan GA, Pinto-Neto AM.
Prevalence of Osteoporosis in Postmenopausal Women and Association
with Clinical and Reproductive Factors. RBGO 2003:25(7):507-512.

Pinto Neto AM, Soares A, Urbanetz AA, Souza ACA, Ferrari AEM, Amaral B. Consenso Brasileiro de Osteoporose 2002. Rev Bras Reumatol 2002:42(6):343-54.

Ferrini MT, Borges VC, Marco D, Aguiar JE, Bottoni A, Waitzberg DL. Vitaminas. In: Waitzberg DL. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 3 ed. São Paulo; ed. Atheneu, 2000. p.95-115.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: